quinta-feira, 18 de março de 2010

Carnaval - Kolombolo Diá Piratininga

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que por motivos de muito trabalho (não fotográfico, mas paga as contas por enquanto) acabei deixando o blog um pouco de lado. Porém a partir deste post, pretendo postar algo novo semanalmente ou, no mínimo, quinzenalmente.

Agora sim vamos ao assunto desta semana:

Apesar de gostar de samba, nunca tive aquela paixão pelo carnaval. Acho que é porque minha ginga e meu “samba no pé” são tão desenvoltos quanto os de um turista japonês. Deve ser por isso. Mas como gosto de fotografar gente e manifestações populares, saquei minha câmera e fui para a rua em um “pré-carnaval” na Vila Madalena.

Uma semana antes do carnaval deste ano, fiquei sabendo de um grupo da Vila Madalena em São Paulo – SP que tenta resgatar o samba paulista e os antigos blocos de rua. Fui então conhecer e fotografar o cordão carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga.

O Grêmio Recreativo de Resistência Cultural KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA foi fundado em 2002 com a idéia de ser um grêmio recreativo nos moldes dos antigos cordões. Hoje o grupo realiza encontros de compositores, rodas de samba, pesquisas, oficinas culturais, produções de CD’s e de shows, com o objetivo de trazer ao conhecimento do público um pouco da história do samba paulista (retirado do site do Kolombolo).

A saída pelas ruas da Vila Madalena foi bastante animada para os foliões. Já as pessoas que passavam de carro pelo local ficaram presas no meio da multidão. O cordão também despertou a atenção dos moradores e trabalhadores da região que pararam para assistir o desfile.

Durante a festa duas coisas muito positivas chamavam a atenção. Uma era o grande número de famílias com crianças aproveitando e curtindo a festa. A outra era a mistura de pessoas das mais diferentes classes sociais com uma coisa em comum: a paixão pelo samba, pela folia e pelo carnaval.

Minha mulher e minhas filhas me acompanharam nas ruas e também curtiram a folia. Quanto a mim, confesso que a partir deste dia passei a gostar mais de Carnaval. Deste “Carnaval família”.

Algumas fotos deste pré-carnaval, no dia 7 de fevereiro de 2010, estão expostas a seguir:









































11 comentários:

  1. "Chegou, o Kolombolo Chegou, trazendo a alegria à nossa maloca querida..."
    Lindas Fotos Samuca!!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Ricardo! Valeu pela dica do Kolombolo e pelo elogio!

    Forte abraço!

    Samuca

    ResponderExcluir
  3. Fala Samuel! Gostei de ver, a D700 tá funcionando, é isso mei irmão, belas imagens, o lance é praticar, sempre que possível, cada vez mais! grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Grande Izan! Que honra receber sua visita! A D700 tem funcionado bastante! Na verdade no tempo que sobra tenho praticado com ela (menos do que gostaria, é verdade). Estou desenvolvendo alguns projetos com foto também. Uns mais sérios, outros mais de curtição. Como o tempo que sobra é pouco, eu prefiro aproveitá-lo indo fotografar ao invés de sentar na frente do computador. Mas pretendo postar mais frequentemente. Aguardo novas visitas suas!
    Um forte abraço!

    Samuel

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de fotos!
    Que texto gostoso de ler!
    Tudo impecável como sempre!!!
    Continue praticando. Continue escrevendo.
    Continue nos brindando com sua arte!!!
    Parabéns!!!(De novo!)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Lê! Pela ajuda, pela paciência e pelos elogios!

    ResponderExcluir
  7. Amigo do meu coração, sou suspeita em falar do seu trabalho pq acho td sempre lindo..rs, mt talento mt bom gosto !! Muito sucesso pra vc !!Bj grd Néia

    ResponderExcluir
  8. Néia! Obrigado pela força! Saudade! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. SAlve! Salve!!

    Parabens pelas fotos!

    Domingão, 28/03, tem a Praça do Samba!!

    Aparece lá!

    Abrs, Gringo Alegoria

    ResponderExcluir
  10. Olá, Gringo! Obrigado pelo elogio e pelo convite! Se tudo der certo darei uma passada lá sim!

    ResponderExcluir
  11. Lindas as fotos, MESMO! destaque para a sombrinha da noiva. FANTÁSTICA!

    ResponderExcluir